Hoje em dia, todo mundo entende o quão importante é a logística. Afinal de contas, é através dela que se pode comprar produtos de fora, os quais talvez não teríamos acesso se não fossem os serviços de logística. Mas você já parou para pensar como ela surgiu?
Ainda que, de início, fosse uma área mais simples, a verdade é que à medida que o tempo passou, implementou-se novas formas de logística. Isto é, muitos processos evoluíram, o que fez com que o tempo de entrega diminuísse, por exemplo.
Ao comprar alguma mercadoria, espera-se que o produto chegue dentro do tempo hábil previsto, em especial se for uma carga de urgência. Portanto, entender um pouco da história da logística é uma das formas de entender um pouco mais como ela funciona.
Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo, onde iremos falar sobre as principais informações. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que é logística?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é logística. Ao analisar de uma forma superficial, pode parecer algo simples. Por isso, algumas pessoas tendem a achar que se resume apenas no transporte de cargas.
É verdade que esse pode ser o objetivo, mas há muito mais trabalho por trás disso do que se imagina. O conceito de logística é mais amplo e complexo do que talvez você imagine. E a verdade é que eles estão presentes em nossa rotina a todo momento.
Afinal, todos os materiais ou objetos que você tem na sua casa, por exemplo, precisaram de algum serviço de logística. Ainda que você tenha adquirido em alguma loja da sua cidade ou mesmo por intermédio da internet, exigiu o serviço de logística.
E, aqui, não estamos nos referindo apenas ao transporte por caminhão. Há vezes em que é preciso outros tipos de transporte, como um navio ou mesmo avião, por exemplo. Então, por mais que logística seja o transporte de produtos, há todo um processo complexo ao redor.
Desde a roupa em que vestimos, até a comida que vem para a nossa mesa, a logística é essencial, uma vez que engloba o processo pelo qual uma determinada carga percorra. E isso acontece desde a sua matéria-prima até a chegada no estabelecimento.
Isto é, a logística envolve todo um sistema de controle de estoque e prazos, além dos possíveis fatores inerentes à atividade, bem como o clima, trânsito em algum período festivo e até mesmo se preocupa com roubos de carga.
Ademais, podemos salientar que, na logística, há diferentes modais de transporte, onde se determina de acordo com a região. Dentre eles, podemos citar:
- Rodoviário;
- Hidroviário;
- Dutoviário;
- Aeroviário;
- Ferroviário.
Onde a logística está presente?
Outra coisa interessante de se saber diz respeito aos locais em que a logística se faz presente. E, quanto a isso, a verdade é que ela está em todos os lugares, uma vez que todos os processos exigem algum tipo de transporte logístico.
Mas, para você entender melhor, imagine o seguinte: você fez uma compra de um determinado produto, seja de forma online ou física. Para que o produto pudesse ser fabricado, houve todo um trabalho logístico em relação às matérias-primas.
Em seguida, o produto deve ter sido encaminhado para algum centro de distribuição onde, lá, novamente irá ocorrer um outro transporte para chegar na sua residência. E isso acontece com literalmente qualquer produto, desde os mais simples até os mais complexos.
E, no caso de você não ter gostado ou se arrependido da compra, de novo o processo logístico se faz presente. Por conta disso, muitas empresas têm procurado aprimorar os seus processos logísticos, a fim de evitar problemas.
Afinal de contas, devido ao mal transporte, algum produto pode sofrer avarias, o que gera insatisfação por parte do cliente e faz com que a empresa perca a sua credibilidade. Sendo assim, investir em um bom serviço de logística se faz cada vez mais necessário.
Origem da logística
A definição mais antiga, e também a mais aceita, é que o termo “logística” vem de “logos”. Do grego, quer dizer “lógica”, o qual faz muito sentido. Afinal de contas, a logística teve seu início numa época onde se tentava criar estratégias para abastecer suprimentos do exército e tropas.
Sim, a logística surgiu durante um período de guerra. Por isso, na época, o intuito era fazer com que armamentos, alimentos e remédios chegassem o quanto antes às bases. Então, desde o início, a logística era tratada como um diferencial para melhorar o procedimento e conseguir vantagem sobre o concorrente.
No entanto, o termo “logística” só começou a aparecer como uma forma de ciência no ano de 1917, quando o então Tenente-Coronel Thorpe, participante do corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, desenvolveu algumas teorias em seu livro “Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra.”
Inclusive, o seu livro teve grande repercussão, uma vez que, em 1945, os militares norte-americanos iniciaram a 2° Guerra Mundial baseando-se em alguns conceitos que estavam contidos no livro do Tenente-Coronel.
E, desde aquela época, tanto a logística quanto os seus conceitos passaram por inúmeras reformulações, até ser o que é hoje. No entanto, o seu intuito continua sendo o mesmo: melhorar processos para manter as estratégias mais eficientes.
Modernização da logística
Mesmo com a relevância do livro, fato é que, até a década de 1940, havia poucos estudos sobre o que era logística. Por isso, as empresas especializadas nesses serviços começaram a aparecer apenas em 1960. Foi a partir daí que as pessoas passaram a tomar consciência da necessidade desses serviços.
No entanto, ela passou a se desenvolver apenas na época da globalização e nas épocas das aldeias globais, que foi quando surgiu a internet. Isso quer dizer que, por mais que a sua história remonte a um passado mais remoto, apenas há poucos anos que a logística passou a se modernizar.
Mas, nos dias de hoje, a logística gira entre a redução de custos, no aumento da agilidade no processo e também do atendimento total a todas as necessidades do cliente.
GF Transportes
A logística é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa. Afinal de contas, é por intermédio dela que o seu cliente consegue ter acesso mais fácil aos seus produtos, de uma maneira mais segura e cômoda.
Por isso, você pode contar com a GF Transportes para fazer todos os tipos de serviço de logística, uma vez que somos referência no mercado.