Gerenciamento de Riscos no transporte de medicamentos: o que é, e os detalhes

Gerenciamento de Riscos no transporte de medicamentos: o que é, e os detalhes

Gerenciamento de riscos no transporte de medicamentos é essencial para evitar perdas e riscos.

Sendo, que a logística é fundamental para o bom funcionamento de transporte de medicamentos, eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros.

Ela deve ser excelente, porque é possível economizar, fidelizar os clientes cumprindo os prazos estipulados e de maneira segura.

Contudo, quando o assunto é gerenciamento de risco no transporte de medicamentos, a situação é mais delicada e minuciosa.

Por isso, se sua empresa está em busca de fazer uma gestão de riscos no transporte de medicamentos de forma eficiente, chegou ao lugar certo, pois vamos pontuar como isso pode ser feito. Confira este artigo completo!

A importância e o desafio do transporte de medicamentos

Fazer o gerenciamento de risco no transporte de medicamentos em um país como o Brasil é um verdadeiro desafio, afinal estamos falando de um local que possui dimensões de um continente.

Outro desafio quanto à gestão de riscos no transporte de medicamentos diz respeito ao fato de que 60% das mercadorias transportadas em solo brasileiro são feitas por meio das rodovias.

Tal cuidado é mais do que necessário, porque os medicamentos são fundamentais para milhões de brasileiros, por isso o deslocamento e a circulação deles é garantido.

Legislação do transporte de medicamentos?

Gerenciamento de Riscos no transporte de medicamentos

Sim, existe uma legislação vigente quando o assunto é o transporte dos medicamentos.

Sendo assim, é imprescindível que as empresas que desejam atuar fazendo o gerenciamento de risco no transporte de medicamentos, observe se a empresa conta com:

  • Certificação da ANVISA;
  • Rigor com as regras de transporte;
  • Autorização para fazer o transporte;
  • Cargas são acondicionadas na temperatura adequada;
  • Equipes treinadas;
  • Conhecimento e atendimento das regras a respeito de materiais biológicos;
  • Atendimento das resoluções;
  • Uso de embalagens e rótulos adequados.

A busca por uma empresa que esteja atenta a todos estes critérios é fundamental a fim de evitar que a qualidade do produto transportado sofra algum tipo de risco.

Principalmente, para medicamentos de alto custo que precisam de mais cuidados específicos.

Assim, como a segurança dos profissionais seja assegurada evitando causar problemas de saúde, tanto em quem fará a manipulação como também em que faz o transporte.

Riscos no transporte de medicamentos

Os riscos no transporte de medicamentos são presentes, porque trata-se de uma carga muito valiosa, pois os bandidos sabem que é investido muito dinheiro não só no deslocamento como em todo o processo produtivo.

Sendo assim, minimizar os riscos é fundamental no transporte de medicamentos.

Transporte de cargas refrigeradas

Em algumas situações, o transporte dos medicamentos deve ser feito em cargas refrigeradas.

Essa situação é necessária, pois a manutenção da temperatura assegura a qualidade do produto.

Apesar de ser uma situação mais complexa, todo esse cuidado se faz necessário fazendo com que o gerenciamento de risco no transporte de medicamentos seja uma aposta acertada.

Cuidados no transporte de medicamentos e prevenção de sinistros

A gestão de riscos no transporte de medicamentos está diretamente relacionada à necessidade de se ter um plano de operação que deve se adequar ao tipo de remédio que será transportado.

Com isso, fica mais fácil fazer com que tudo seja executado de forma eficiente, com alta performance na logística dedicada.

Além disso, gerenciamento de risco no transporte de medicamentos vai permitir que cada carga chegue ao seu destino com um tipo de operação própria livre dos sinistros e podendo ser possível diminuir os prejuízos.

A não gestão de riscos no transporte de medicamentos faz com que a mercadoria sofra algum tipo de comprometimento, pois dependendo do tipo de medicamento, os princípios ativos podem até apresentar alteração em sua forma de atuação.

Como evitar o roubo das cargas de medicamentos

Contar com uma empresa que faz a gestão de riscos no transporte de medicamentos é o primeiro passo para que seja evitado o roubo das cargas.

Pois, a companhia tem conhecimento para que seja desenvolvido plano de gerenciamento de riscos (PGR) que é fundamental para que a prevenção do roubo aconteça.

As empresas do segmento farmacêutico investem e muito, em todas as questões de proteção e prevenção a fim de diminuir a quantidade de cargas que são roubadas.

Tudo isso é necessário, porque mesmo que a equipe consiga responder de forma rápida ao roubo, os fármacos que foram recuperados serão submetidos pela Anvisa a uma inspeção.

E, comumente eles são descartados como uma maneira de evitar que os usuários sejam colocados em risco.

Como montar um PGR eficaz no setor de medicamentos

Gerenciamento de Riscos no transporte de medicamentos

Agora, vamos passar 7 pontos que devem ser seguidos quando o assunto é o gerenciamento de risco no transporte de medicamentos.

Tal conhecimento é fundamental, pois auxiliará na hora de tomar as melhores decisões a fim de diminuir os riscos e tornar sua operação menos previsível.  

7 pontos essenciais do PGR para o gerenciamento de risco no transporte de medicamentos gestão de riscos no transporte de medicamentos

1. Opte pela contratação de uma empresa que faz a gestão de riscos no transporte de medicamentos;

2. Trechos que são considerados como perigosos merecem atenção especial;

3. A operação fica menos previsível, fazendo com que seja possível desviar de regiões em que os trajetos ficam usualmente parados e que permite a ação dos criminosos;

4. Com o PGR, os motoristas devem seguir o que foi determinado;

5. No PGR, o uso da tecnologia é constante seja no rastreamento como no monitoramento;

6. Pessoas, processos e tecnologia devem trabalhar em conjunto para fazer com que a operação seja tão segura quanto eficiente;

7. Definição do horário em que os carros definir se deslocar.

Conclusão

A empresa que faz a distribuição dos medicamentos sabe o quanto suas cargas são valiosas para os usuários e para os criminosos.

Sendo assim, buscar uma empresa que garanta a segurança da sua carga em todos os aspectos é fundamental.